Uma semana depois de o Google anunciar seu tablet Nexus 7, a Nokia informou que o aparelho viola algumas tecnologias suas protegidas por patentes.
Conforme a companhia finlandesa, o Google e a Asus, responsável pela fabricação do tablet, não entraram em contato para licenciar as tecnologias. O site “The Inquirer” diz que uma das patentes é relacionada à conexão wi-fi do aparelho.
“A Nokia tem mais de 40 licenciados, principalmente do seu portfólio de patentes essenciais, incluindo a maioria dos fabricantes de dispositivos móveis”, disse um porta-voz da Nokia ao “The Inquirer”, na segunda-feira (2).
“Nem o Google nem a Asus estão licenciados sob o nosso portfólio de patentes”, acrescentou. “Empresas que ainda não estão licenciadas devem entrar em contato para se cadastrar para uma licença”, disse o porta-voz.
O Google anunciou na última quarta-feira (27) um tablet próprio para concorrer com o iPad, da Apple, e o Surface, revelado recentemente pela Microsoft. Durante o evento anual Google I/O, em San Francisco (EUA), a companhia apresentou o aparelho, que ganhou o nome de Nexus 7 e funciona com a nova versão do Android, apelidada de Jelly Bean. O novo tablet tem tela de 7 polegadas.
Conforme o “The Inquirer”, é improvável que a Nokia entre com uma ação contra o Google. Em vez disso, a fabricante deve solicitar às companhias que obtenham as licenças apropriadas. Um porta-voz da Asus se recusou a comentar as alegações da Nokia, dizendo que, no momento, a empresa não divulgará qualquer resposta ou comentário sobre o assunto.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário