O fechamento dos serviços faz parte da estratégia da empresa adotada com a volta de Larry Page à liderança da companhia. Page quer o Google mais focado no desenvolvimento de tecnologias significativas (como o Glass Project) em vez de pequenos serviços.
“Nós temos que focar ou terminaremos sem atingir o impacto que pretendemos”, afirmou o gerente-geral do Google, Matt Eichner, no blog da empresa.
Em partes, alguns dos serviços já haviam caído no ostracismo. Ultrapassado pelo YouTube, desde 2009 o Google Vídeo não aceitava mais o upload de vídeos.
Já o iGoogle, que permite ao usuário personalizar sua página de buscas com informações em tempo real e outros serviços, sairá do ar em novembro de 2013. O Google deve compensar sua falta com aprimoramentos para o Chrome e para o Android.
Já o Google Talk Chatback é um widget que permitia a qualquer site incorporar uma janela integrada com o Gtalk. Por sua vez, o serviço concorrente do MSN continuará operando normalmente.
Segundo o Google, o Google Mini pode ser substituído por outros produtos, como o Google Site Search. Já o Symbian Search App deverá dar lugar a outras inovações.
A série de encerramento de serviços do Google se iniciou em novembro do ano passado. Desde então, mais de 30 serviços já foram encerrados. Entre eles, estão o Wave, o Buzz, o Friend Connect, o Labs, o Desktop etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário