domingo, 30 de setembro de 2012

Anatel vai fiscalizar transmissão de dados durante eleições

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai colocar um funcionário em cada estado à disposição dos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia das eleições municipais para mediar possíveis problemas de transmissão de dados que possam acontecer durante o pleito.
A medida foi anunciada pelo presidente da Anatel, João Rezende, durante reunião com a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e representantes das empresas de telefonia de todo país.
O objetivo é prevenir qualquer ocorrência que possa atrasar a votação e a apuração das eleições. Rezende disse que a Anatel vai se reunir nesta semana com representantes das empresas para pedir atenção redobrada no dia da eleição (7 de outubro).
Cármen Lúcia relatou a Rezende as reclamações dos TREs em relação aos contratos firmados com as operadoras de telefonia devido a falhas nos serviços dos links de longas distância e transmissão de dados. Ela disse que, em julho deste ano, durante o registro de candidaturas, já foram detectados alguns problemas.

Fonte: INFO

Google Street View fotografa disco voador no Texas

São Paulo – O Google Street View já registrou pessoas vomitando, peladas, andando armadas, entre outras bizarrices. Porém, desta vez, a história não vem das ruas mas do céu.
O serviço para a captura de imagens panorâmicas do Google teria fotografado um objeto voador não identificado. O suposto disco voador estaria sobrevoando a cidade de Jacksonville, no Texas.
A imagem foi percebida pela usuária Andrea Dove, que mora em Houston e fazia uma pesquisa para encontrar o endereço de alguns familiares.
O fato chamou a atenção do canal KLTV, que enviou um repórter para investigar a história. Porém, na cidade ninguém havia visto o disco voador.
A equipe da KLTV tentou encontrar outras imagens semelhantes no serviço, mas não conseguiu.
O Google não se pronunciou sobre o assunto. Talvez eles estejam guardando o disco voador para eles mesmos investigarem, já que possuem planos para explorar asteróides no espaço.

Fonte: INFO

sábado, 22 de setembro de 2012

Vivo prepara 4G para Copa do Mundo de 2014

São Paulo - A Telefônica/Vivo está projetando uma infraestrutura de redes para a Copa do Mundo, em 2014, que possa comportar os picos de demanda principalmente nos locais dos jogos para os serviços de dados de quarta geração (4G).
Segundo o diretor financeiro da empresa, Gilmar Camurra, o maior risco para execução desse planejamento está na restrição à instalação de novas antenas, prevista principalmente em algumas legislações municipais.
"Este será o maior desafio para que o 4G não seja apenas um sonho na Copa", afirmou nesta sexta-feira durante painel sobre investimentos no Congresso Nacional de Executivos de Finanças (Conef), organizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).
Ele ressaltou que, enquanto as transmissões em 3G necessitam de um menor número de antenas, a realidade é diferente com as transmissões de 4G na frequência de 2,5 GHz, licitada pelo governo em junho deste ano, que precisam de maior número de estações radiobase para funcionamento dos serviços.
Sobre a implantação do 4G, o executivo reafirmou que a operadora seguirá o cronograma previsto pelo leilão, que será atender às cidades-sede da Copa das Confederações, até abril de 2013. "Neste momento, estamos reforçando nossa infraestrutura de rede e voz nessas cidades", afirmou Camurra.
Segundo Camurra, os investimentos programados pela companhia de forma consolidada, de cerca de R$ 24 bilhões até 2014, já contemplam os recursos destinados ao 4G.

Fonte: INFO

Claro inicia venda do Motorola Razr HD no sábado

São Paulo - O primeiro smartphone que vai se conectar a rede 4G chega ao Brasil neste sábado, 22 de setembro. Neste dia, a Claro inicia a venda do Razr HD, recém-anunciado pela Motorola.
O aparelho custará mil reais no plano 400 Ilimitado (pacote de serviços pelo qual o usuário paga 270 mensais). De acordo com a assessoria da Motorola, o preço do aparelho sem plano deve ficar em torno de dois mil reais.
O smartphone é o atual top de linha da Motorola: ele conta com tela de 4,7 polegadas em resolução 1.280 x 720 pixels, processador de 1,5 GHz com dois núcleos, 1 GB de memória RAM e armazenamento interno de 32 GB, expansíveis por cartão microSD.  Além disso, o Razr HD opera na frequência 2,5 GHz para a conexão 4G.
Ele foi lançado para competir com o Samsung Galaxy S3 e, também, o iPhone 5. Os dois últimos, vale dizer, ainda não estão preparados para a rede 4G brasileira.
Com o modelo, a Motorola quer ser a primeira a ter um aparelho compatível com a tecnologia 4G - uma evolução da conexão 3G. Os primeiros testes de 4G no Brasil, inclusive, já estão acontecendo.
A operadora Claro, por exemplo, testa o 4G em quatro cidades. São elas: Campos do Jordão, Paraty, Búzios e Brasília. A Oi mantém testes em algumas cidades e, além disso, apresenta a tecnologia em eventos - em junho, a operadora instalou antenas 4G no Rio+20.

Fonte: INFO

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FGV lança aulas online e questões para Enem

São Paulo - A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lança esta semana, em caráter experimental, um ambicioso portal gratuito com foco no ensino médio. Além de cerca de 90 aulas que podem ser usadas por candidatos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a FGV liberou, no link ensinomediodigital.fgv.br, o acesso para um banco com 4,6 mil questões que seguem o modelo do Enem.
As aulas estão agrupadas em 15 cursos que abordam as quatro grandes áreas de conhecimento nas quais o Enem é dividido: Ciências da Natureza e Humanas, Matemática e Linguagem e suas Tecnologias. Quando estiver completa, a coleção terá 30 cursos. No caso do banco, a meta da FGV é chegar a 50 mil questões em quatro a cinco anos, o que pode contribuir para mudar o modelo do Enem, tanto em termos do grau de segurança do exame quanto na sua capacidade de melhorar a qualidade do ensino médio.

AT&T bate recorde de vendas com iPhone 5


São Paulo  - A AT&T, segunda maior operadora de telefonia celular dos Estados Unidos, atingiu recorde de vendas no fim de semana com o iPhone 5, a versão do celular inteligente da Apple mais bem-sucedida entre as que a operadora já ofereceu.
A companhia não especificou quantos iPhones 5 vendeu, mas disse que o smartphone ainda está disponível para pré-venda e que chegará às suas lojas em 21 de setembro.Separadamente, a Apple informou que as pré-vendas do aparelho superaram 2 milhões de unidades nas primeiras 24 horas de oferta do produto. Segundo a empresa, a demanda pelo smartphone superou o estoque inicial. A maioria das entregas será feita em 21 de setembro, mas uma grande parte delas está agendada para outubro.
É comum os produtos da Apple esgotarem logo no primeiro dia. Os pedidos do iPhone 4S, o último modelo do aparelho que a companhia lançou antes da morte de Steve Jobs, passou de 1 milhão de unidades em 24 horas, superando as 600 mil em um dia do iPhone 4.
A Apple tinha dito que começaria as entregas do aparelho em 21 de setembro nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e alguns outros países e que chegaria a 100 até o fim do ano.
Analistas previram que até o fim de setembro a Apple já terá vendido mais de 30 milhões de iPhones, incluindo os modelos antigos. O aparelho responde por mais da metade da receita da fabricante.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Telefônica Brasil divulga plano de melhorias


Rio de Janeiro - A Telefônica Brasil divulgou ao mercado nesta terça-feira informações apresentadas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre seu Plano Nacional de Melhorias para telefonia móvel, exigido pela autarquia a fim de aumentar a qualidade dos serviços.
De acordo com o departamento de Relações com Investidores da Telefônica Brasil, as informações foram apresentadas há algumas semanas, sendo liberadas para divulgação nesta terça-feira, e não apresentam alterações do plano anterior de atendimento ao usuário ou a investimentos em redes móveis da empresa.
Em apresentação publicada no site da operadora, foi reiterada a previsão de investimentos de 7,2 bilhões de reais na rede móvel da Vivo para o período 2012 a 2014, com 2,712 bilhões de reais estimados para este ano.
A fim de mitigar dificuldades geradas pela restrição identificada em algumas cidades quanto à instalação de antenas, problemas em licenças ambientais e mão de obra capacitada, a empresa informou que tem tomado diversas medidas, como compartilhamento de capacidade, construção conjunta de rotas de fibra ótica e uso de instalações com infraestrutura compacta.
A qualidade da rede tem sido um tema recorrente no setor de telecomunicações, principalmente nas últimas semanas, após a Anatel ter suspendido, em julho, as vendas móveis de TIM, Claro e Oi em diversos Estados por reclamações dos consumidores de falta de qualidade.
A Vivo não foi afetada pela sanção, mas também teve que apresentar seu plano.
Fonte: INFO

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Rede social brasileira chega aos 12 mi de usuários


São Paulo – Enquanto todas as atenções estavam voltadas ao fenômeno Pinterest, nos Estados Unidos, os brasileiros do We Heart It se mantiveram firmes e fortes construindo uma rede social que atingiu a marca de 12 milhões de usuários únicos por mês.
A rede já conta até escritório em São Francisco, o que, por si só, pode ser encarado como um sinal de que existem planos ambiciosos de crescimento. “Estamos em uma fase de estruturação do novo escritório e queremos aumentar a equipe nos Estados Unidos”, contou em entrevista para EXAME.com o fundador do We Heart It, o designer Fabio Giolito, sem revelar detalhes sobre possíveis investimentos.
A rede social surgiu em 2008, quando Giolito tinha apenas 21 anos. A ideia era atender sua própria necessidade de armazenar e organizar imagens que lhe serviam de inspiração. Desde então, o We Heart It se consolidou como um site popular e que hoje tem, em média, 800 milhões de pageviews por mês. Uma marca impressionante e que foi atingida em âmbito global. “O maior número de acessos vinha do Brasil. Há um tempo, porém, é dos Estados Unidos que vem a maioria das visitas”, explicou Giolito.
O funcionamento do We Heart It é similar ao Pinterest. Nela, é possível marcar as imagens favoritas e organizá-las em pastas para acessar na internet sempre que o usuário quiser. Até por este motivo, as comparações com a rede americana são inevitáveis. Para o brasileiro, contudo ambas “têm propostas, objetivos e público diferentes”.
Segundo ele, o site brasileiro tem muito mais a ver com o sentimento dos usuários e tudo o que os inspira, desde produtos e até fotos cuja ligação é puramente estética. “Acho que nesse ponto o Pinterest é mais genérico”, compara Giolito.
Uma evidência desta diferença mencionada por ele, por exemplo, é o fato de que, para guardar uma imagem, ao invés de alfinetá-la, como no Pinterest, usuários do We Heart It marcam com um pequeno coração rosa. O mesmo botão, ao ser instalado no browser, pode ser facilmente usado para que se traga conteúdo novo para a rede social, mantendo o site sempre com imagens frescas e atuais.
E para segurar, e aumentar, o crescimento da rede social, a aposta do We Heart It agora está em aparelhos móveis. “Já temos uma versão beta de app e estamos pegando o feedback dos usuários para melhorar nas próximas versões”. Sem revelar quando estará disponível para download, Giolito diz que, por enquanto, será apenas para aparelhos iOS. “Mas já estamos desenvolvendo para Android”, garante.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AVG 2013 otimiza interface para Windows 8


Faltando poucas semanas para o lançamento do Windows 8, muitos aplicativos começaram a mudar seu visual para combinar e oferecer suporte para o novo sistema operacional. E a situação não é diferente no mundo dos antivírus.
A AVG é uma delas. A empresa renovou totalmente a interface dos novos AVG Anti-Virus Free e Internet Security 2013. O novo estilo pode ser conferido na edição de testes do programa.
O visual é a cara da interface Styled UI (também conhecida como Metro, um nome mais bonito, aliás). E os instaladores também estão bem menores, de acordo com o próprio fabricante.
Tudo indica que a nova interface também está bem melhor para telas sensíveis ao toque – já que os tablets começarão a ser comercializados com o Windows 8 no final desse ano.
E a renovação da interface funcionou: as opções na tela do antivírus estão mais organizadas, há menos ícones com as seções de proteção, e o botão para verificação do sistema fica disponível logo na janela principal, permitindo acessar opções para escaneamento total do sistema, ou apenas de determinados arquivos e pastas.
O AVG Anti-Virus 2013 Free vem com opções para escanear e proteger o PC, além de contar com ferramentas básicas para lidar com ameaças na web, como a seção “E-mails”, que verifica o envio e recebimento de mensagens durante toda a conexão com a internet.
Ao contrário da versão mais completa, Internet Security 2013, o AVG Anti-Virus Free 2013 não traz os recursos do AVG Online Shield, firewall, antispam, acelerador de downloads e nem a ferramenta para otimizar o desempenho do PC.

Anatel propõe plano único para operadoras


São Paulo - A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pode fazer com que as empresas de telefonia móvel ofereçam um plano padrão para comercializar os serviços. Segundo a agência, o objetivo da nova regra é dar transparência aos clientes sobre as faturas geradas pelas operadoras.
A iniciativa da agência reguladora acontece após a recente crise das operadoras brasileiras. Durante o mês de julho, empresas de telefonia foram multadas e até suspensas em algumas cidades por não cumprirem com as regras estabelecidas pela Anatel.
Com a regulamentação, as empresas oferecerão um plano de base única com características definidas pela Anatel. Promoções e serviços adjacentes deverão ser autorizados pela Anatel. Esses serviços opcionais precisam estar com valores claros nas faturas para que os usuários comparem e decidam o que possa ser mais proveitoso.
De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, a regulamentação irá modernizar a relação das faturas, além de simplificar o entendimento das contas dos usuários.
As regras também valem para os pacotes “combo”, que agregam serviços de telefonia, internet e TV por assinatura. As operadoras serão obrigadas a enviar o máximo de informações sobre as contas e os serviços usados pelos clientes.
O novo regulamento da Anatel deve ser encaminhado nas próximas semanas para consulta pública. A Anatel acredita que além de facilitar a consulta dos clientes, as novas regras favorecem a competição entre operadoras.

Fonte: INFO


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Comissão europeia pede que operadoras dividam espectros de rádio

Bruxelas  - A Comissão Europeia está pressionando as operadoras de telecomunicação a dividirem frequências de rádio para uso de telefonia móvel e banda larga, tendo em vista que a capacidade não tem acompanhado o rápido crescimento da Internet.
As economias europeias devem aproveitar o máximo das ondas de rádio que atendem às tecnologias de telefonia móvel e Internet se quiserem dar conta do grande crescimento na demanda por serviços de dados em smartphones e tablets.
Mais de 50 por cento do tráfego de dados para smartphones passam por redes de Wi-Fi, e esse tipo de tráfego está crescendo de quatro a seis vezes mais rápido do que as redes de celular, segundo a Comissão.
Companhias que passaram a ter partes de espectro de rádio após a abertura na década de 1990 consideram essas faixas entre os ativos mais rentáveis e estão muitos relutantes em dividi-las.
Espectro pode suportar até certo volume de tráfego. Se a companhia tiver licença para faixas adjacentes de espectro, pode ter maior tráfego. Se as faixas forem separadas, esse volume já diminui.
"O que temos agora é que o espectro está dividido em partes incrivelmente pequenas entre os 27 países-membros", disse o porta-voz da Comissão Europeia, Ryan Heath, nesta segunda-feira. "Isso certamente não é a melhor maneira de explorar esse recurso", acrescentou.
A proposta da Comissão, até agora não vinculante, é de que as companhias sem espectro possam negociar com as que têm e peçam aos reguladores locais que aprovem os acordos.
Tais acordos podem ajudar operadoras a cortar parte dos custos de rede ao dividir espectro em áreas ou horas específicas, disse a Comissão.
As companhias de telecomunicação podem ter resistência a dividir tais faixas se não virem a possibilidade de retorno diante do alto preço que pagaram em leilões.
Alguns países já se mexeram para que companhias sem o próprio espectro possam oferecer serviços de telefonia móvel.
O leilão de espectro de tecnologia 4G na França exigiu às três companhias que venceram a faixa de 800 MHz a venda de acesso a determinadas operadoras virtuais (MVNO, na sigla em inglês), que podem oferecer serviços móveis ao consumidor final sem ter as próprias faixas ou espectro.
Autoridades de concorrência da União Europeia obrigaram a Everything Everywhere --maior operadora britânica de celular e dona das redes Orange e T-Mobile-- a repassar parte do espectro para a concorrente Three.
O porta-voz voz da Comissão Europeia disse que a proposta não prejudicará a qualidade do serviço e mostrou esperança de que surja um mercado secundário de direitos de espectro.

Fonte: INFO