terça-feira, 23 de outubro de 2012

Governo multa fabricantes de TV por propaganda enganosa

São Paulo - O Ministério da Justiça multou hoje (22) sete fabricantes de aparelhos de televisão. Elas foram acusadas de propaganda enganosa. Somadas, as multas aplicadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) chegam a R$ 5 milhões.

Segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Justiça, as empresas não informaram com clareza sobre a qualidade da imagem anunciada na oferta. Para o DPDC, as televisões de plasma analisadas podem apresentar manchas na tela caso o equipamento fique ligado por um longo período. Esse efeito é conhecido como ´burn in´.
A investigação começou em 2006 após uma denúncia feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. O DPDC afirma que alguns televisores eram testados nas lojas em aparelhos de DVD para garantir qualidade digital na imagem e incentivar a venda do produto.

Diante disso, o órgão acusa as fabricantes de não informar sobre a real qualidade da imagem. Amaury Oliva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, relatou em nota que é dever do fabricante garantir a informação clara sobre os produtos e serviços comercializados.

Segundo o governo, a aplicação da multa levou em consideração os critérios do Código de Defesa do Consumidor e a quantidade de televisores comercializados por cada empresa. O valor das multas deverá ser aplicado em projetos voltados à proteção do meio ambiente, patrimônio público e defesa dos consumidores.

Fonte: INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário