São Paulo - A sonda experimental do Projeto Morpheus, da Nasa, pegou fogo e explodiu durante um teste de voo na base de Cabo Canaveral, na Flórida. Ninguém ficou ferido.
Pouco tempo após decolar e subir alguns metros, a nave sofreu um desvio brusco e colidiu contra o chão. Alguns segundos mais tarde, ela explodiu. Uma equipe de bombeiros da Kennedy Space Center apagou as chamas alguns minutos depois que a colisão aconteceu.
A sonda foi feita para conseguir transportar até 1.100 quilos de carga para a Lua e outros destinos além da órbita terrestre, como asteroides. Nos últimos dois anos, a Nasa investiu 7 milhões de dólares no projeto. Ela já havia sido submetida a outros testes com sucesso. Porém, esse era o primeiro teste de voo autônomo.
Agora, a Nasa começará a investigar as causas da queda. Em comunicado, a agência alega que houve a falha de componente físico que impediu a sonda de manter um voo estável. Segundo a Nasa, falhas como essa fazem parte do processo de desenvolvimento do hardware espacial.
A Morpheus é uma nave construída com materiais mais baratos. O veículo deveria passar três meses sendo submetido a testes cada vez mais rigorosos para simular as condições da superfície lunar.
Fonte: INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário