quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bancos e teles fecham parcerias para pagamentos móveis


São Paulo - Operadoras de telefonia fecharam acordos com bancos para o início de pagamentos por meio do sistema de aproximação dos dispositivos móveis às máquinas de cartão de crédito e débito de estabelecimentos comerciais.
Duas teles anunciam nesta quarta-feira o início da parceria para o uso da tecnologia NFC (Near Field Communication): Telefônica/Vivo com o Bradesco e a TIM com o Itaú.
O NFC permite realizar a transação financeira por meio da troca de dados por radiofrequência. Assim, o cliente precisa apenas aproximar o celular, que precisa contar com um hardware instalado com a tecnologia NFC, a um terminal de pagamento (POS).
A Telefônica/Vivo já começou o piloto com seus clientes, enquanto a TIM fará testes nos próximos meses em restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No ano passado, a Claro já havia firmado parceria com o Bradesco para o desenvolvimento dos pagamentos móveis com o uso da tecnologia NFC. Os envolvidos afirmam que a grande vantagem da nova tecnologia para o cliente é a agilidade para efetuar pagamentos em cafés, fast-foods ou transporte público.
Fonte: INFO

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Facebook lança serviço de buscas sociais


São Paulo - O Facebook anunciou nesta terça-feira (15) uma nova função para sua plataforma baseada em buscas sociais. Chamado Graph Search, o recurso irá permitir que os usuários elaborem perguntas especificas para a rede social.
Em seguida a ferramenta irá fazer o cruzamento das informações compartilhadas pelos usuários, suas páginas curtidas, seus check-ins e suas conexões de amizade para devolver o resultado.
Por meio da nova ferramenta, os usuários poderão, por exemplo, filtrar quais amigos vivem em determinada cidade; quais fotos foram tiradas com determinada pessoa; ou quem era aquela pessoa que estava com seu amigo em determinado evento.
Também será possível combinar mais de uma pergunta, como “quais amigos meus que vivem em São Paulo gostam de ‘Game of Thrones’?”, por exemplo.
Em uma pesquisa mais aprofundada, será possível buscar fotos de lugares específicos em determinado período de tempo, como “Paris em 1995”, por exemplo, ou fotos de seus amigos de quando eram crianças.
No primeiro momento, as buscas sociais terão quatro focos: pessoas, fotos, locais e interesses.
O recurso utiliza web semântica para interpretar as perguntas. Os resultados são obtidos a partir da aplicação de filtros.
“Isso não é apenas sobre descobrir quais pessoas gostam de quais coisas. A ferramenta oferece resultados baseados nas pessoas mais próxima de você”, afirmou um dos criadores da ferramenta, Lars Rasmussen.
Privacidade
De acordo com o Facebook, as buscas respeitam as configurações de privacidade do usuário. Desta forma, conteúdos privados não serão indexados nas pesquisas.
Para elaborar os resultados, o Facebook contará com uma base de mais de 1 bilhão de perfis, 240 bilhões de fotos e 1 trilhão de conexões.
Por enquanto, o recurso estará disponível em sistema beta apenas para um pequeno grupo de usuários em inglês. O Facebook não informou quando ele deve ser ofertado para todos os clientes.